segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dos juízos

Costumam até ser comigo os comentários de pais e encarregados de educação quanto às metodologias e dinâmicas de trabalgo em sala de aula, desta vez é com um colega que leciona duas disciplinas;
Numa, os pais enaltecem o trabalho do docente, o envolvimento e o gosto que os alunos denotam com a disciplina; noutra, pelo contrário, criticam o trabalho do docente afirmando que o aluno anda desorientado, perdido, desinteressado da disciplina;
Sendo o docente o mesmo, adotando a mesma dinâmica de trabalho numa e noutra disciplina, sendo o grupo/turma o mesmo o que varia na consideração e apreciação dos pais? Que fatores ou que elementos interferem na construção dos juízos por parte dos pais na apreciação do trabalho do professor? De acordo con a minha leitura, o facto de uma das disciplinas ser alvo de exame enquanto a outra não;
Na disciplina que os alunos irão ter exame os pais criticam a metodologia de trabalho, naquela em que não há exame os pais elogiam o trabalho do docente;
Assim se constroi a importância disciplinar e social de uma disciplina, assim se demarcam as disciplinas estruturantes das demais, assim se afirmam os juízos sobre o trabalho do professor;

Sem comentários: