quinta-feira, 18 de julho de 2013

contra o carreirismo

texto dado a conhecer ao presidente da federação distrital do ps, presidente da concelhia de évora e deputados do ps eleitos à assembleia da república e parlamento europeu em fevereiro deste ano;

PS – ambição, determinação, pluralismo, participação
Um conjunto de militantes do Partido Socialista, cientes dos enormes desafios que se colocam à cidade e ao país, resolveu expressar a sua opinião apelando à mobilização, abertura e participação o mais alargada de todos para a identificação das melhores propostas para a cidade e para o concelho e, consequentemente, para a região e para o País.
Desde 2001 que o PS exerce a governação da cidade. Reconhecemos que um longo e árduo caminho foi feito, de reorganização de serviços, de ultrapassagem de mitos, de um novo urbanismo, de uma outra participação cívica, no envolvimento de instituições e associações, na criação de redes de parceiros e de acção. No entanto também fruto de um conjunto de razões, nomeadamente maioria relativa no Executivo, quebra de receitas próprias e sucessivos cortes orçamentais, a acção do Município neste mandato tem revelado deficiente desempenho nos "cuidados básicos" da cidade bem como apatia e incapacidade de mobilizar as forças vivas da cidade.
Por essa ou por outras razões, nomeadamente, por sermos ambiciosos e exigentes, temos a consciência, que muito ficou por fazer e falta fazer. Por reconhecermos que é o PS que melhor pode corporizar os novos tempos, os desafios de uma nova contemporaneidade, apelamos às estruturas concelhia e distrital do PS para que promovam a abertura de ideias, o confronto de opiniões, a troca de argumentos e de pontos de vista, para que, colectivamente, possamos identificar as melhores propostas, as mais abrangentes e ambiciosas, os protagonistas mais adequados ao desafio.
Por estarmos conscientes dos enormes desafios que a governação das cidades coloca à população e aos partidos, por há muito defendermos a abertura e a pluralidade do debate, por entendermos o PS como plataforma de confluência de ideias e opiniões, de culturas e valores, reconhecemos que só o PS está em condições de promover o debate plural e ambicioso sobre o que se pretende que Évora seja nesta década no contexto regional e nacional.
Em tempos marcados por políticas de tendência ultraliberal, em que muitas das conquistas da democracia de Abril estão colocadas em causa, em que se exerce a governação de forma déspota e descricionária assente numa coligação com maioria, a reinvenção do espaço público local, por estar mais próximo das populações, é determinante na criação de formas sustentadas de participação, envolvimento, controlo e fiscalização democráticas. A governação local, sem ser contrapondo a nada nem a ninguém, deve criar o seu espaço de intervenção e mobilizar a sua população para a intervenção cívica e democrática.
No contexto da governação do espaço local, qualquer ideia ou proposta de governação de Évora não pode deixar de considerar o distrito e a região, como patamares também eles determinantes na e para a afirmação da cidade. Évora tem que reforçar a aposta na aeronáutica, na qualificação da sua população, na capacidade de atrair gente, de fixar investimento, de ser pólo central do turismo regional, zona de confluência entre a capital e a Extremadura espanhola.
Em síntese, há cerca de vinte anos - com a criação do FóRUM ALENTEJO, o PS abriu e soube criar uma onda que deu importantes contributos para o desenvolvimento do Alentejo. Neste momento particular onde os desafios são porventura mais complexos, o Alentejo necessita de um novo projecto político e social que lhe garanta riqueza e emprego. Necessitamos, por isso, de uma "nova onda" que crie novos desígnios e novos actores relembrando aos "surfistas do costume" que o caminho que o Alentejo necessita tem outro rumo. Por tudo isto, apelamos à abertura do PS ao debate e ao encontro de soluções maioritárias, amplas e plurais que permitam corporizar o espírito que Évora denotou ao longo dos tempos, de pluralismo, tolerância, integração, confluência, cruzamento. Espírito que em termos partidários reconhecemos prioritariamente ao Partido Socialista.

José Gazimba Simão - 21233
Agostinho Manuel Asper Banha - 16318
Manuel Dinis P. Cabeça - 42005


Sem comentários: