segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

alternativas

em semana de preparação de manifestação - à qual irei - resta-me procurar alternativas educativas às políticas que desmancham, des-regulam e desorientam a escola, os professores e muitos dos que com as políticas educativas se relacionam;
sou defensor que a escola se tinha que adaptar a novos tempos, novos pretextos, outras necessidades e diferentes circunstâncias que, desde há praticamente 20/25 anos a esta parte, têm assumido a escola como palco; 
quais as alternativas - sociais e pedagógicas - à avalanche ultra liberal de aumento do número de alunos por turma, à proletarização e funcionalização docente, à procura desenfreada de taxas de eficácia e eficiência, gestão de recursos e resultados?
uma alternativa poderá passar pelo aumento dos contratos de autonomia onde, mediante a definição de parte a parte de indicadores, objectivos e resultados se poderá fazer uma outra gestão da organização educativa, onde se considerem, local e contextualizadamente, os recursos, as condições e os objectivos; 
entre uma e outra das opções o meu receio - e alguma incapacidade, reconheço - é evitar a total ou completa des-regulação do sistema, isto é, a atomização de cada escola, o fechamento sobre si mesma de cada unidade...

Sem comentários: