segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

erros e leituras


o tempo, o conhecimento e algumas ciências vieram redefinir e reescrever conceitos, prescrever atitudes e, muita das vezes, determinar as formas de relacionamento que adoptamos;
por muito incrível que a alguns possa parecer não foram propriamente as ciências da educação a redefinir modos e modas da relação pedagógica; muitas vezes foram as ciências médicas - ou lá próximas - que vieram determinar as relações que temos, com os filhos, com os alunos, com o outro;
este artigo deixa isso algo evidente, nomeadamente de não se cair em excessos ou exageros que retirem responsabilidades a quem toma uma qualquer atitude;
por vezes e para resolver muitas situações que ocorrem em sala de aula, nada melhor que uma postura mais drástica e radical por parte de professores (se a souberem assumir) para que a criança perceba qual o seu lugar - para já não falar nos pais que muitas vezes esquecem que são a primeira e essencial fonte de poder e autoridade na regulação dos comportamentos dos filhos...

Sem comentários: