segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

alternativo

dentro das funções que assumo, estive na reunião do pca (percursos curriculares alternativo) da minha escolinha; entretenho-me a estudar e a perceber a coisa; o objetivo é perceber como se institui o pca como uma tecnologia organizacional alternativa ao ensino pretensamente regular, mas também enquanto forma cooperativa entre docentes; retirei diferentes notas que já remeti a alguns docentes; deixo aqui apenas uma:

as oportunidades que limitam, como é o caso da implementação de um pca na procura de outros modos de agir sobre as mesmas dificuldades, de se encarar uma eventual resposta a desafios docentes, com os limites que normalizam, como acabou por acontecer com as grelhas de acompanhamento dos alunos, de identificação de estratégias de “apoio e promoção do sucesso” [tábém tá] que em nada se relacionam ou articulam com um percurso que deveria ser, mas não é, alternativo;

será interessante perceber como "encaixotar" ou como os docentes encontrarão formas e que formas de "encaixotar" estas ofertas (e/ou outras) na estrutura normalizada do despacho normativo 24-A/2012;
afinal deixo de ser o único criativo por estas bandas...

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