sábado, 25 de agosto de 2012

projeto

o trabalho de projeto é uma das áreas que mais me fascina enquanto docente, tanto em sala de aula como na gestão;
na sala de aula reconheço a dificuldade que alunos e pais sentem em integrar uma dinâmica que é diferente; muitos alunos estranharam, muitos pais me questionaram e interrogaram como, posteriormente, reconheceram vantagens e oportunidades; no trabalho de projeto há um maior tempo de preparação e adequação antes do acontecimento do que propriamente no decorrer da dinâmica de sala de aula, situação que leva alunos a duvidarem e os pais, sempre solícitos da tradição, a duvidarem da avaliação por portefólio; mas integrados na dinâmica é ver os alunos empenhados, os pais a reformularem ideias e o pessoal a crescer e a participar; 
na gestão idem aspas, trabalhar por projeto é um projeto em si; aparenta uma falta de orientação, há quem critique a falta de diretividade, o mando, pois em projeto é a rede que conta sendo esta a mais valia do coletivo em clara desvalorização da iluminação individual; 
isto porque, um pouco por todo o lado, se coloca a necessidade de repensar a educação quando não mesmo refazer a educação sendo o trabalho de projeto uma das possibilidades; 
se dissesse isto em reunião geral de professores muito sorririam com o desdém das certezas, outros anuiriam para que tudo ficasse na mesma, outros diriam que é teoria (senão mesmo política), outros nem me ouviriam; 
formação precisa-se

Sem comentários: