domingo, 11 de maio de 2014

dinâmicas

preparo a semana, penso em estratégias e metodologias que me permitam assegurar uma dinâmica de sala de aula que vá ao encontro das caraterísticas de cada grupo/turma e, ao mesmo tempo, do tempo que atravessamos, onde se nota o cansaço, o desejo de fim, a fartura das obrigações, o calor que adormece os corpos; mas temos de trabalhar;
manter e assegurar uma dinâmica de sala de aula equilibrada, talvez seja das situações mais complicadas e mais complexas que um docente assume nos tempos de hoje;
reconheço que há docentes que vão para a sala de aula munidos da sua vontade, das suas obrigações e da sua experiência; outros há que vão mesmo e apenas por obrigação; mas também há aqueles, e são muitos, que pensam no que fazer, como envolver as turmas, preparam dinâmicas e pensam em metodologias e estratégias de trabalho que impliquem o aluno; uns pensam no seu gosto, outros na centralidade do aluno, outros ainda doseiam a coisa entre o deve e o haver de uma sala de aula;
apesar da preparação umas vezes corre bem outras nem tanto, há inúmeras variáveis que fogem ao controlo, há excessivas variáveis num grupo/turma de 30 alunos; agora se não se levar nada pensado garantidamente a coisa não correrá bem;

Sem comentários: