sexta-feira, 9 de maio de 2014

contradições educativas ou apenas ideologia escolar?



há coisas que não percebo, por muito que tente ler, ouvir e conhecer, por vezes trocar ideias com quem defende as ideias, mas não consigo perceber;
uma delas diz respeito à liberdade de escolha da escola por parte dos pais, neste governo a coisa traduz-se numas vezes em processos de des-regulação da rede escolar, noutras no cheque ensino que volta à baila;
então como é, que me expliquem:
há liberdade de escolha pelos pais mediante o cheque ensino, mas é a tutela (ministério da educação) que define a rede escolar?
somos livres de escolher a escola mediante os projetos educativos, mas as escolas estão condicionadas à rede definida e aos recursos que gerem?
que conceito de liberdade de escola se pode instituir ou conceber em concelhos do interior como sejam arraiolos, montemor-o-novo, viana do alentejo, mora?
que liberdade de escolha se pode conceber quando, em concelhos como o de vendas novas em que existe oferta pública e privada, a escola pública está limitada e circunscrita ao que outros definem, determinam e mandam?
pensam-se em formas alternativas de financiar as escolas e a educação, mas impedem-se as escolas de gerar receitas próprias?
há falta de verbas, mas as escolas não podem gerir os seus recursos numa perspetiva de rentabilização financeira?
eu sei que sou um bocadinho lerdo, mas não percebo mesmo a coisa...

Sem comentários: