quarta-feira, 4 de setembro de 2013

coisa de dúvidas

não tenho escrito à espera de perceber o que poderá ser este meu novo ano letivo;
para além de qualquer moenga, não sei nem consigo perspetivar o que me espera; 
para já percebo que os meus chefes mais parecem baratas tontas; não há coordenadores de nada nem estruturas intermédias, como não há documentos de orientação ou referência; nada que uns ou outros não fossem perfeitamente dispensáveis, as estruturas intermédias apenas servem para o ego de uns e para a chatice de outros (já lá vai o tempo que sempre aligeiravam a coisa), os documentos são mera cosmética, colocam algum brilho (quando é) no rosto mas a utilidade é muito pouca ou mesmo nenhuma; não é apenas na minha escola, é um pouco por todo o lado, pelo menos por estes meus lados, servem apenas para decorar, o pessoal continua na mesma;
este ano vou ter um desafio, pelo menos isso; lecionar uma disciplina que nunca antes trabalhei, a de história da cultura e das artes e, pelo que já pude ver, bem interessante cá para os meus lados, na perspetiva de ajudar o pessoal a pensar, apoiar e incentivar a aprender a aprender, colaborar na formação de ideias e de opiniões; o meu desafio não são os conteúdos, nem as estratégias, é mais desafiar o aluno a pensar, a escrever, a ler, a fundamentar ideias e opiniões, aí é que vão ser elas; há que descontruir ideias e opiniões, mesmo antes de conseguir apoiar e ajudar a pensar e a aprender; mas é um desafio; 
desafio acrescido por ser a minha direção de turma e, desse modo, poder chatear e moer a cabeça aos meus colegas mediante a gestão do currículo, a adequação de objetivos, pensar coletivamente estratégias e metodologias de trabalho - e, neste campo, sou o único amador, todos os restantes são profissionais; 
afinal todos gostamos muito do artigo, mas muitos dizem que é para outros e noutros contextos (coisa típica)... eu acho que não, que é possível aqui, neste mundo, com o que temos e com aquilo que queremos... a não ser que sejamos estúpidos e não tenho o pessoal nessa consideração... mas isso sou eu...

Sem comentários: