terça-feira, 27 de agosto de 2013

desafios tecnológicos

nas vésperas de começar mais um ano letivo este ano dou comigo a ter sérias dúvidas quanto às ferramentas a utilizar; 
habitualmente, nesta mesma altura, as minhas dúvidas vão para aquilo que designo como sistema de informação escolar, isto é, o conjunto de registos do aluno que me permita formar, alimentar e avaliar uma ideia do trabalho desenvolvido, das competências adquiridas, dos conceitos e conteúdos trabalhados; este ano, para além desse desafio (aparentemente arrumado em duas plataformas, profebox e learnboost) o meu grande desafio vai para quais as ferramentas a utilizar - quer em sala de aula (apoio ao aluno, explicação de conteúdos, apresentação de conceitos, entre outros) quer em termos de trabalho colaborativo (entre alunos e professor, entre alunos, ou entre professores, por exemplo do mesmo conselho de turma);
as ideias, o manancial é tanto e tão diversificado que fico na dúvida de qual aquele que me pode ser mais útil, facilitar o trabalho, colaborar no cumprimento dos objetivos, ser facilitador da relação (em sala de aula e entre aluno e professor ou entre colegas); 
para escolher ferramentas e/ou plataformas tenho-me debatido com duas ideias ou dois critérios: facilidade de utilização (e esta facilitação está também relacionada com a perspetiva do aluno e da família) e internet based, isto é, tem de ser uma plataforma que não me condicione na utilização e disponibilidade, tem de estar onde preciso e não onde se ajeita; 
para já repare-se no desafio:
mind maps - disposição de conteúdos e conceitos - 1 e 2;
prezi - para apresentações; conteúdos, conceitos, objetivos;
glogster - cartazes, apresentações, esquemas;
quizz - testes, fichas, avaliação - neste há uma panóplia para esquecer;
edmodo ou examtime plataformas de colaboração;
educlipper - partilha de informação; 
isto para além daqueles que já me são essenciais, como a dropbox, evernote ou drive;
são os desafios da escola e da educação no inicio deste milénio; não faço o pino nem me viro para entusiasmar o pessoal, mas devo adaptar ferramentas e a tempos e a desafios; senão fico mais parecido com aqueles que foram meus professores, bons, alguns muito bons, mas há muito, muito tempo atrás...

Sem comentários: