quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

questão de conduta

a colaboração com o grupo de percurso alternativo dá para perceber e compreender alguns mecanismos de funcionamento da sala de aula, da relação entre quem (pretensamente) ensina e quem (pretensamente) aprende;
há coisas de senso comum, mas ainda pouco praticadas, como, p.e., o envolvimento do aluno no seu processo, a criação de produtos de aprendizagem, a responsabilização mediante a avaliação mais imediata, o feedback constante e oportuno, a clareza dos objectivos;
mas há que assumir, por parte dos docentes, perante grupos e turmas em regime não regular, como é o caso dos currículos alternativos, a coragem e a ousadia de sair da zona de conforto, o mais das vezes definida pela realização de testes padronizados, pela uniformização de procedimentos, pela avaliação quantitativa, pelo normalização da acção; situações que raramente resultam e, não raramente, podem resultar em situações de indisciplina, na alteração dos comportamentos e numa conduta por vezes intempestiva e conflituosa entre professor e aluno;
perante a alteração de comportamento e pelo enfoque colocado nas condutas, não vale a pena inventar, mas partilhar opções, falarmos uns com os outros, perceber o que resulta num lado e por que resulta, partilhar ideias;esta uma proposta interessante;

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