sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

avaliação

publicada mais uma peça no edifício da meritocracia crateza, o regime de avaliação do ensino básico, o despacho normativo 24-A/2012
algumas notas depois de uma leitura, ainda que atenta preciso sempre de algum tempo para a digerir, aqui ficam as ideias mais diretas e óbvias;
manifesto referencial retórico assente na meritocracia, na horizontalização de procedimentos e organização escolar, na judicialização de processos (vejam-se os artº 17º a 19º), na prescrição da ação local e do professor;
autonomia e local são invocadas em apenas dois momentos e, ainda assim , condicionados por lógicas distintas, art 4 na referência ao regulamento interno e 20º no âmbito da autonomia - são processos e responsabilidades bem diferentes;
 afinal, acabam-se os planos de recuperação mas definem-se os planos de acompanhamento (artº 24º) e , ainda por cima, com referências aos serviços de orientação e psicologia que muitos agrupamentos, muitos mesmo, não têm; 

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