sábado, 18 de agosto de 2012

confronto

perante os desafios que se colocam à escola, à educação e à gestão educativa, serão de destacar, nos próximos tempos, alguns confrontos; confrontos de ideias e modelos, de conceções e valores, lógicas e ações;
desde logo, ou fica tudo como está, onde a gestão escolar e os docentes enterram a cabeça na areia, qual avestruz, a fingir que nada se passa em seu redor ou criam desafios e procuram, com outros argumentos e outras lógicas de organização, fazer mais do mesmo, como se não se tivessem alterado processos ou procedimentos; [acredito neste como elemento predominante]
um outro confronto será o referente a modelos de avaliação, onde a tendência será, por um lado, a da permanência, recauchutando objetivos, taxionomias ou metas ou, por outro, recriar lógicas para que tudo fique na mesma; 
sem ser finalmente um outro confronto será entre conceções de escola e de educação, uma decorrente dos modelos rousseunianos onde muitos fomos formados e crescemos profissionalmente e conceções tecnocráticas de gestão, decorrentes dos indicadores de eficácia e eficiência; não há uma certa e outra errada, há momentos de ajustamentos e adequações; 
não votei nestes gajos (e quase não conheço ninguém que tivesse votado, mas votaram), mas te-lo-ei que aturar e fazer aquilo que os meus colegas mandarem... se me apetecer... 

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