quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

estratégia

em pausa pedagógica, com muito pouca gente na escolinha e poucas ou nenhumas solicitações de quem quer que seja, há tempo para pensar os resultados do 1º período, compará-los com as tendências dos últimos 4/5 anos no mesmo período, perspectivar os resultados dos mesmos alunos entre o final do ano letivo transato e este 1º período;
não sou pessoa de números nem de resultados, como já me apontaram, mas são indispensáveis para se poder reequacionar a estratégia dos processos, pensar em formas de organizar apoios, a quem precisa e porque mais precisa, gerir recursos e perspetivar outros resultados; 
descobri que pela minha escola a tendência é pior no 1º período que nos restantes, contrariando um pouco a estatística geral - não há regra sem exceção; permite-me descobrir e ver outras realidades que se escondem na sala de aula todos os dias, nas práticas pedagógicas do quotidiano, nas relações entre alunos e professores; ver os "efeitos" de exames, de disciplinas de primeira e as outras, o final de ciclo, o papel dos diretores de turma, entre outros;
irá dar oportunidade a uma troca de impressões com outros elementos, de modo a que se possam pensar, coletivamente, estratégias e a re-organização de alguns processos; 
vamos ver como corre;

Sem comentários: