quarta-feira, 28 de setembro de 2011

rede

tenho de reconhecer e há muito que assumo que sou um criativo, gosto de inventar, sou, numa qualquer apologia de senso comum, um chico-esperto - para todos os efeitos até tenho alguma formação, alguma experiência adquirida aqui e ali e uma ideia sobre aquilo que faço e gosto de fazer;
no âmbito da minha prática profissional e é neste campo que escrevo, nunca me custou identificar respostas e eventuais soluções, arranjar justificações e argumentos que permitam seguir um caminho; por vezes com alguns custos, é certo, algumas pequenas prevaricações que não colocam em causa nada nem ninguém a não ser a minha pessoa;
mas, presentemente, trabalhar sem a existência de uma direcção regional, é trabalhar mesmo sem rede; é assim que estamos na gestão escolar, pelo menos pelos meus lados, o alentejo, em que a presença daquela instituição nem sequer é virtual, é mesmo irreal;
há quem aplauda, há quem justifique por argumentos pertinentes, há quem consiga dizer o provável e o improvável, mas sente-se a ausência de uma retaguarda que, para o bom e para o menos bom, sempre justificava algumas coisas, era uma rede onde por alguns podiam escorregar minimamente amparados;
agora nem por isso, é a lei neoliberal do salve-se quem puder e, mesmo aqueles que agora aplaudem a iniciativa, espero para ver o que o futuro reservará...

Sem comentários: