quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

manifestações

pelos blogues docentes e da educação surgem, um pouco por todo o lado, manifestações e tomadas de posição contra a avaliação de desempenho;
certo;
mas os sindicatos foram um dos responsáveis por esta avaliação e agora...
e quais as alternativas que se poderão apresentar a esta avaliação - regressar a que passado, avançar para que futuro;
o que se coloca em evidência é a necessidade de repensar funções e acções do trabalho docente, manifestamente desenquadrado do presente, entalados entre obrigações e urgências, resultados e escolas;
para onde vamos...

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

Ao contrário do que afirma JSócrates, em educação é melhor nada fazer do que fazer mal. Atente-se ao que se faz e não se devia fazer no desporto infanto-juvenil onde o experimentalismo irresponsável e voluntarioso tem provocado danos a saúde e na longevidade desportiva dos jovens atletas.
Se este modelo de avaliação é iníquo e não avalia o que se propõe avaliar - a qualidade dos desempenhos –, então há que procurar outro. Se o sistema necessita de discriminar, seriar, catalogar e ordenar professores, então há que queimar pestanas para buscar o instrumento adequado.
Agora a despropósito: os sindicatos foram um dos responsáveis por esta avaliação? Relembro que os sindicatos sempre se demarcaram da farsa…