quarta-feira, 17 de novembro de 2010

comparação

durante o dia passaram pela casa de trabalho um conjunto de docentes de países tão diferentes quanto o podem ser a hungria e a noruega, a estónia ou a espanha, a inglaterra ou a dinamarca;
é sempre interessante perceber como funcionam outros sistemas educativos, quais os seus constrangimentos e os seus desafios, o papel dos professores e as dinâmicas que por outros lados se implementam;
retive dois aspectos;
interessante o ponto de partida da hungria e da estónia, as imagens que se viram podiam perfeitamente ser de muitas escolas do nosso país nos anos 30 e 40 do século passado; agora o ponto em que se encontram é que é manifestamente diferente do nosso; ganharam-nos a passos largos;
por outro lado, as semelhanças com o nosso sistema e com a nossa realidade, as posições quanto ao papel da autoridade do docente, todos algo entre a nostalgia do passado e as pesadas realidades do presente, ou a ausência de autonomia das escolas, autonomia bastante diferenciada de país para país;
agora retenho que a educação comparada é uma área de interesse...

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