segunda-feira, 23 de agosto de 2010

discussão

seja sobre o encerramento de escolas ou qualquer outra medida de política educativa, é aparentemente fácil escrever, discorrer e falar sobre o mundo da educação;
cada qual tem a sua opinião, sempre válida desde que argumentada, cada qual tem a sua ideia sobre como deve ser e como poderia ser;
discutir a educação é aparentemente fácil, pois todos, ou quase todos, fomos alunos, somos educadores e a política educativa, desde sempre, sempre esteve no meio de uma qualquer discussão social, sobre o papel do aluno ou do professor, da relação escola sociedade, do presente como do futuro, da sociedade como da economia;
o problema - se é que há problema - no meu entendimento não é esse; passa, antes pela persistente posição do contra; seja qual for a medida de política há sempre um vasto pagode de gente que defende a manutenção do que temos e apregoa contra o que aí vem;
seja qual for o governo da nação, está quase tudo mal e, mesmo antes de se apontarem alternativas, o interesse é combater as medidas;
é, aparentemente, uma discussão fútil que apenas serve para manter um curto conjunto de interesses em nome de uma estabilidade que há muito não existe;

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