segunda-feira, 9 de agosto de 2010

custos

mais um interessante comentário do S.S., que dá oportunidade para uma boa troca de ideias, infelizmente virtual;
o meu colega faz o mesmo que os cristãos, dá o mal e a mézinha; aponta a solução a partir do problema;
concordo em absoluto com a primeira parte do teu comentário;
a reconfiguração do trabalho dos professores, nomeadamente das dinâmicas de sala de aula, é um dos elementos fundamentais - e muito tenho aprendido com o pessoal da educação física (da ginástica, só para chatear), da EV e da ET, os primeiros porque há muito sabem trabalhar pequenos grupos, dinâmicas diferenciadas de treino; os segundos, pelo trabalho de projecto, pela organização das tarefas e do trabalho;
falta apenas que quem lidera a organização escola saiba filtrar e organizar os pedidos, a informação, o trabalho dos outros e há muitos que não sabem, infelizmente, coitados - de uns e de outros;
e, nesta organização, não é de poupanças que se trata, é uma k7 falsa, que dá jeito em termos de discursos e justifica muita coisa, mas é falsa, pois basta olhar os números - de docentes, contratados, custos, investimentos, manutenção, acção social, etc - para que isso seja visível;
agora tenho de perguntar, em nome da escola pública, com que resultados, com que eficácia e com que eficiência isso tem sido feito - varia de escola para escola, e muito, é certo, mas é importante que cada um, em cada escola, saiba e perceba do porquê, do como e onde se gasta... e com que resultados...

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