domingo, 28 de dezembro de 2008

balanço

fim de um ano início de novo, é tempo de balanços, de equacionar o deve e o haver do nosso quotidiano, de perspectivar forças e fraquezas que nos consomem e condicionam, que nos empurram para o sorriso ou para a tristeza, para o sol dos dias primaveris ou para o cinzento do Inverno; entre um e outro é certo e sabido que nem um nem outro são eternos, que se cruzam numa manifesta instabilidade climatérica que, por vezes, torna incertos tanto a previsão como a projecção;
2008 fica marcado - cá para o ge - por ter:
  • conseguido delimitar um objecto de estudo, definir um objecto de investigação - neste processo foi para mim determinante ter conseguido transformar um objecto de interesse social (como é a indisciplina na escola pública) num objecto de investigação (a análise da alteração dos comportamentos por intermédio dos instrumentos de acção pública de regulação e governação do sistema);
  • retornado ao quotidiano lectivo, ao confronto sempre frutificante (como desgastante) de ajudar a crescer novas gerações - a utilização de uma metodologia que cruza os princípios do projecto com pedagogia diferenciada é um desafio diário na tentativa de perceber os acertos, correcções, rectificações e surpresas;
  • a passar noites apenas com os filhotes, pois a esposa retomou ao hospital e ao trabalho por turnos;
  • a ter mudado de sítio de escrita e de divagações e a ter assentuado aquilo que preenche os meus dias, a escola e a educação;
  • conseguido escrever diariamente para um jornal virtual cá da terra, apesar das bandeiras que usei (e uso) ou do tom panfletário de que me acusaram - e ainda bem, não gosto de coisas inócuas;
  • sido vigiado, controlado nas minhas acções e, particularmente, nas minhas intenções político-partidárias - é um regozijo sentir que alguém me dá importância;
  • ficado sem carro e, desse modo, condicionado na minha mobilidade que significa também alguma falta de contacto civilizacional, um outro ar;
  • visto e sentido os meus filhos a crescer, a afirmar ideias e opiniões, a definir a sua personalidade a cada dia que passa;
poderão ser coisa pouca, ou poucas coisas para um ano inteiro na minha vida pessoal, mas são aquelas que destaco de um ano que se apresta a finalizar, que por razões e vicissitudes várias me ficam nesta contabilidade;

Sem comentários: