domingo, 28 de dezembro de 2008

avaliação

em final de período faço sempre um balanço do trabalho, das opções, das metodologias e das estratégias e processos de trabalho;
tenho consciência que o tipo de trabalho que desenvolvo (já aqui o escrevi, cruza uma metodologia de projecto com pedagogias diferenciadas e bebe alguma coisa na escola moderna e cultural) é diferente e aceite assim mesmo, como diferente;
mas como diferente que é traz sempre alguma desconfiança, uma necessidade permanente e consistente de se avaliar o seu ponto de situação, o rendimento do aluno, os seus resultados, a adequação ao seu perfil e aos seus objectivos - aferir os níveis de autonomia, a capacidade de resolução de problemas, o de confrontar competências com objectivos (santa incoerência, mas é verdade);
iniciar um processo de trabalho com estas características com um grupo em início de ciclo (7º ano) é uma vantagem, mas que traz consigo a necessidade de permanentes acertos, diálogos, negociação;
e os resultados globalmente não foram maus, longe disso, mas há acertos a fazer, nomeadamente ao nível da resolução de problemas e da definição das margens de autonomia de cada um;
situação a rever no início do 2º período...

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