domingo, 22 de dezembro de 2013

brincar a sério

houve uma afirmação, assim a modos que pretensamente maledicente ou insidiosa, que me foi atirada no decorrer das reuniões de avaliação; constou de afirmarem que nunca sabem se estou a brincar se a falar a sério; 
descobri, nestas palavras, o porquê de eu desencadear receios nas pessoas que comigo lidam fugazmente; a dificuldade de gerirem o imprevisível o inesperado o inopinado; 
as pessoas têm por hábito arrumar as coisas em gavetas mais ou menos definidas; gavetas de acordo com os mundos e esferas de acção em que se movimentam; são rótulos que auxiliam à identificação e referenciação das situações, desde as mais básicas (amigo/inimigo, próximo/distante, eu/tu, nós/vós, entre muitos outros) até às mais complexas (dimensões ou esferas profissionais, sociais, afectivas ou aquelas que se desenrolam no contexto das emoções); ora eu cruzo todas elas e, há muito que o afirmo, que gosto de brincar com coisas sérias, como falar a sério de coisas a brincar; 
ora estas reuniões de avaliação remeteram, em muito, para este campo de brincar a sério; eram a brincar, mas pareciam, alguém queria que parecessem coisa séria, formal, pesada, administrativa; disse a um colega que me fizeram lembrar aquelas brincadeiras de criança onde estas levam a brincadeira muito a sério, que se zangam quando alguém discute ou diverge do seu registo; assim foram estas reuniões; ora assim sendo, seria difícil que a minha postura de brincar com aquilo com que os outros levam a sério se fizesse sentir; 
as reuniões foram assim coisa de brincar que alguém, com vários tipos de pretensão ainda que se afirmem pela despretensão, levou muito a sério; como o meu registo é outro, claramente de criança agaiatado, então o pessoal não gostou;
paciência, eu gostei... oh se gostei, aprendi como há muito não aprendia em reuniões de docentes...

Sem comentários: