terça-feira, 24 de setembro de 2013

entretido

por um lado, tenho andado entretido com coisas da escola, o melhor, diga-se, por outro, com o desfrute da campanha eleitoral por aqueles concelhos que me dizem algo, évora, onde nasci e para todos os efeitos a minha cidade, e arraiolos onde resido (mas há outros que por uma ou outra razão acompanho ainda que sem grande atenção);
das eleições nem vale a pena falar, tão pobres que têm sido - em ideias, em campanha, em vontades... 
da escola uma nota; 
dá para ver e perceber o que dá juntar o cão e o gato, o trigo e o joio num processo de agregação que está longe, muito longe, de ser resolvido; apesar de ter sido em tempos favorável a esta agregação, separa as escolas uma simples vedação, a vivência dá para perceber como tem sido a coabitação de cada uma, cada qual para o seu canto, ignorando o que lhe está próximo, desfazendo nas diferenças e criando estereótipos de cá e de lá; resultado pelo menos nesta agregação e apesar de uma aparente acalmia e de tudo - ou quase tudo - correr serenamente, dá para ver que a coisa ainda se parece - e muito - com azeite e vinagre; estão juntos, é verdade, mas não se misturam;

1 comentário:

Anónimo disse...

Manel:
Tenho exactamente a mesma opinião!
Num curto espaço de tempo tenho-me "defrontado" (sabes que sempre fui frontalmente contra esta imbecilidade dos agrupamentos)com a situação de dois dos agrupamentos de Évora.
E não se passa nada!!!!
Não há agrupamento nenhum (é mais um ajuntamento....). Nos dois casos não há um funcionamento comum, nem o arremedo da criação de um espaço de construção de uma escola comum ou de uma ideia de caminho conjunto face a um conjunto de objectivos pretensamente comuns.

Nada de nada!!
Um sossego, uma paz falsa, um (habitual) resmorder.....

Para já vou fazendo o meu caminho, observando, sorrindo mas (sempre....) a tirar apontamentos.

Abraço

JSS