sexta-feira, 2 de agosto de 2013

dos macacos

para quem passa férias por casa, em turismo rural, entretenho-me a organizar os meus afazeres para aquilo que penso vir a ter e a fazer a partir do próximo mês de setembro, aulas; 
dou uma vista de olhos no manual virtual adoptado lá na escola e confirmo que até um macaco, ou quase, poderia dar aulas, bastar-lhe-ia dizer onde carregar e coisa desenrolava-se; 
nessa medida o meu desafio (e de quase todos os docentes) está em pensar formas de envolver o aluno na dinâmica de trabalho, na sala de aula; como é meu hábito irei provocar alguma confusão, algumas expectativas e muita curiosidade, mas o desafio perante a organização de conteúdos que a editora propõe e os recursos que disponibiliza não me permitem ficar a olhar (ou a admirar) o e-livro; há que envolver o aluno, levá-lo a trabalhar, a participar no seu trabalho, a pensar nos seus objectivos, a negociar estratégias de envolvimento - diferenciação pedagógica e trabalho de projecto, vai ser a receita com que me irão criticar...

Sem comentários: