quarta-feira, 10 de outubro de 2012

tradição

algumas das ideias sobre as aulas, a sua dinâmica e a sua relação entre alunos e docente, o envolvimento e participação dos alunos, vou buscá-la cá por casa, ao filho e à filha, aos seus comentários e interjeições sobre o tema no decorrer do seu quotidiano escolar;
e mantém-se, na generalidade, a tradição de ensinar a muitos como se de um só se tratasse; a participação do aluno é diminuta, senão mesmo ausente; acontece mais por solicitação do docente do que por iniciativa individual; a acontecer por iniciativa individual é considerada, o mais das vezes, insubordinação e intromissão /perturbação na dinâmica da aula;
mas afinal, não há mais que razões para que se altere a dinâmica de sala de aula? que razões existem hoje, outubro de 2012, para manter lógicas, modos e modelos de há 10, 20 ou mesmo 30 anos atrás? não basta pensar que se mudou, é necessário mudar a dinâmica de sala de aula, envolver o aluno, redefinir papéis e objetivos de uns e de outros, colocar outros objetivos...
até lá, a escola é porreira, as aulas é que são uma seca...

Sem comentários: