quarta-feira, 29 de agosto de 2012

invariáveis (2)

uma segunda invariável relaciona-se de perto com a anterior e refere-se à manifesta dificuldade de mudança nas escolas, nos docentes, nos alunos e nos pais/encarregados de educação; 
seriamente dependente da anterior na educação quase tudo tem mudado ao longo dos anos, seja por isto ou por aquilo, para este ou para aquele lado, muda, mesmo que seja, algumas vezes, para que fique quase tudo na mesma; 
mas há uma invariável no sistema que persiste e insiste apesar de tudo o mais, refiro-me à relação pedagógica entre professor e aluno; apesar das "invenções", foram taxionomias, objetivos, conteúdos, pelas estratégias, área escola ou projeto, pelo construtivismo ou pelo comportamento, a formação cívica ou o estudo acompanhado, ou a oferta complementar de escola, a relação pedagógica tem permanecido invariável, um ensina (ou tenta) a muitos como se de um só se tratasse; um transmite outros são recetores, maioritariamente um fala para que os outros oiçam;
invariavelmente dá no mesmo... em mais do mesmo

Sem comentários: