quinta-feira, 11 de agosto de 2011

moderação

ao fim de quase uma semana de novo posto de trabalho, é engraçado perspectivar o balanço necessário entre moderação e bom senso, desafios e continuidades;
não é ideia nova, apenas confirmação empírica direi, que a escola permanece organizada em lógicas dos idos anos 80 e 90; nota-se, melhor, sente-se a lógica gestionária de um conselho directivo que, fruto de imposições, se tornou executivo, mas permaneceu em conselho;
os desafios, mais académicos que práticos ou mais quotidianos que estratégicos, consistem em equilibrar a necessidade, dita e defendida por quase todos, de repensar a organização da escola à luz dos desafios colocados à juventude e ao trabalho docente e as ideias, modelos e valores algo conservadores do trabalho docente;
conservadores mais por sentimentos de segurança do que que por ousadia, que existe mas se dilui em práticas individuais;
é de moderação, organizacional, mas pessoal e profissional de que se tratam os desafios; 
interessante e desafiante...

Sem comentários: