quinta-feira, 14 de julho de 2011

resultados

os resultados - provas de aferição e exames nacionais - segundo a imprensa, pioraram significativamente este ano;
para além do" ajustamento do nível de exigência, concretizado numa acrescida complexidade de alguns dos itens"  acresce a variação das provas de uns anos para os outros, dos critérios de classificação, sem que exista uma estabilização do que é pretendido e de como é avaliado, uma regularidade que permita perceber processos e procedimentos; 
os culpados serão vários, consoante as perspectivas adoptadas, do aluno, que não se esforça nem se aplica, dos professores, que não exigem e se dispersam por papéis e papelada, dos pais e famílias, que se desligam de responsabilidades, do ministério que exige em excesso, ou mesmo da própria sociedade que desvia atenções;
continuo a defender o mesmo de sempre, apesar da persistente mudança do sistema, em que todos os governos e ministros gostam de deixar a sua marca, enquanto não se alterar a dinâmica de sala de aula, os resultados não se alterarão e aí uma concordância com o actual ministro, é essencial mexer na formação (inicial e continua) dos docentes, arreigados que estão a modelos e práticas pedagógicas hoje manifestamente desajustadas do século xxi;

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