terça-feira, 21 de junho de 2011

oportunidade

estou certo que, pelo menos pelos primeiros tempos, o novel ministro da educação, ciência e ensino superior, terá acolhimento, será terreno fértil para muitos dos professores da escola básica e secundária;
a sua retórica sobre a exigência, o rigor, a necessidade de trabalho vai fazer com que muitos professores regressem à escola liceal, filtro social daqueles que não têm outra oportunidade, facilitador de processos docentes, deixando para trás aqueles que não se empenham, que não trabalham;  
não se empenhou? paciência, chumba; revela distúrbios sócio-afectivos? outros que resolvam; não se interessa pela escola? alheta, rua, sociedade;
o rigor, a exigência, o empenho será manifestamente o lado mais fácil de resolver a questão, mas será também aquele em que muitos docentes, agarrados a memórias selectivas, se irão reconhecer; o que fazer do insucesso, daqueles que não atingem resultados? isso é o que eu vou esperar para ver, se a opção irá recair sobre o aluno, acentuando o filtro social de outrora, ou se sobre o trabalho docente, e aqui aguardo, uma vez mais...

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