quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

transformação

que a profissão docente se encontra, há já algum tempo, em estado de significativa mudança, não será novidade por aí além;
cada qual, fruto dos seus contextos (espaço, tempo e conhecimento) efectua as suas análises e perspectiva as suas dimensões;
há muito que aqui escrevo sobre isso, que me desinquieta e estimula a perceber a minha profissão, os seus contornos, as suas novas (ou apenas reconfiguradas) dimensões;
tenho pena de estar demasiado longe e não poder assistir a esta conferência;
valia a pena ouvir outras perspectivas e conhecer outras realidades;
lá, como cá, a profissionalidade muda, reconfigura-se e são desenhados novos objectivos e pedidas outras funcionalidades (requisitos) à docência;
o problema, talvez lá, quase certo por cá, é que políticos e sindicatos, profissionais e académicos ainda não se entenderam sobre o que muda e como muda na profissão docente e menos entendimento há sobre quais as suas consequências ou implicações nos desempenhos profissionais e na lógica organizacional das escolas;
é de transformação que se trata, para o bem e para o mal...

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