quarta-feira, 1 de setembro de 2010

mediação

não apenas agora, nem recentemente, talvez desde sempre mas com períodos de maior preponderância as direcções das escolas, as equipas de gestão educativa são elementos essenciais na mediação entre as atribulações políticas e governativas na área da educação e o trabalho dos docentes;
compete às direcções das escolas equilibrar as dinâmicas entre solicitações externas, oirundas das políticas educativas, e as expectativas e contextos próprios, fruto do trabalho e da população que cada escola serve;
mas sinto que esta mediação que, no meu entendimento, deve assentar no trabalho colaborativo, na partilha de responsabilidades, na delegação de competências, no reconhecimento profissional, está excessivamente dependente de de humores pessoais e individuais, dando oportunidade a algumas diatribes;
e até neste contexto o alentejo se afunda...

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

Eu diria mais: e até nesse contexto a região do vale do ave se afunda, como se houvesse mais chão para afundar.
Creio que o problema que denuncias é um problema geral que mina as relações de confiança nas escolas. Quando há colaboração, ela existe apenas na sua dimensão administrativa, aquilo a que Hargreaves designa de colaboração artificial. Um problema!