quinta-feira, 5 de agosto de 2010

chumbos

Só há pouco vi um comentário do meu companheiro de lutas e armas S.S. a propósito dos chumbos;
De tal modo as reprovações estão entranhadas no nosso quotidiano e na nossa memória colectiva educativa, que não conseguimos pensar em alternativas;
Mas há alternativas, há outras formas de podermos trabalhar os resultados, o interesse e a motivação dos alunos que não e´, por muito que queiramos, intrínseca a cada um de nós…

1 comentário:

José Salvador Soares disse...

Manel:
Claro que há outras alternativas! claro que as estratégias podem ser revistas, reestruturadas as formas como se planificam as aulas, como se organizam os trabalhos.
Desde 2001 que abandonei a planificação por blocos ou por unidades didácticas. No meu departamento há muito que trabalhamos por etapas, com um ensino individualizado e organizado em prol do aluno.

Mas cada vez temos menos tempo para dar aulas, para planificar, para preparar o trabalho. São reuniões atrás de reuniões, directrizes vindas da DREAL (ou do ME)a esmo, sem "talho nem maravalho", desconexas e, muitas vezes, perfeitamente ininteligíveis.

Assim não dá!

E quando decidiram que a prioridade é poupar dinheiro a todo o custo........

Sejamos realistas, meu amigo!
Isto não é nada!

Trinta e um anos de ensino, muita luta, muito trabalho, muitas horas dadas aos alunos e à escola.

Desculpa que eu te te diga... mas não creio que o Manuel Cabeça que eu conheço acredite que o que se está a fazer á Escola Publica, sirva para alguma coisa que não seja "poupar dinheiro para se poder gastar noutro lado".

Um enorme Abraço

S. S.