quarta-feira, 19 de maio de 2010

discursos

ando numa fase de procurar relacionar discursos e ideologias (e não me preocupo aqui por descrever um ou outro), pensamento e acção, lógicas de organização e modelos de relacionamento;
encontro coisas deveras interessantes, daquelas que me dizem que qualquer discurso traz consigo uma ideia do objecto que se discute ou do assunto que se trata, um conjunto de valores que unem o nosso pensamento e o fazem mais ou menos coerente;
estas coisas dizem-me que não há discursos inocentes, nem opiniões impertinentes, apenas pontos de vista que coincidem com determinadas ideias e ideologias sobre a coisa de que se fala;
assim sendo, que lógicas, modelos e ideologias dos discursos sobre a escola dizem-nos o quê, mostram-nos que ideias, revelam que ideologias;
e, dentro destas ideias, atenção às contradições daqueles que defendem uma escola pública com lógicas licealistas, a integração e inclusão com elementos meritocráticos, entre outros...

Sem comentários: