sábado, 6 de março de 2010

obesidade

o expresso trás hoje um apontamento sobre a eventual reforma curricular do ensino básico, prioritariamente o 3º ciclo, com uma designação deveras sugestiva, a da obesidade curricular;
é certo que à escola tem sido pedido que, para além das disciplinas, eduque e ensine sobre as mais variadas matérias, desde a formação cívica, os comportamentos de risco, a prevenção rodoviária, as diferentes literacias, etc, etc;
dentro desta parafernália curricular, os professores nunca souberam lá muito bem - há honrosas excepções, obviamente - lidar com esta diferente oferta; habitualmente e na generalidade acabou-se por tornar curricular o que era de complemento, integrar nas disciplinas o que é curricular e a mistela poucas vezes deu em alguma coisa de útil, de pertinente e de onde, tanto professores como alunos, retirassem pertinência e interesse;
caso da célebre área de projecto ou o trabalho de projecto, que, por onde tenho andado, muita confusão e diferentes interpretações tem dado e promovido;
sou defensor das autonomias mas tenho dúvidas que a inclusão desta opção ao nível das escolas venha a dar alguma coisa de útil; as interpretações são tantas, os interesses tão variados que tudo acaba, quase sempre, por se restringir ao mais óbvio, o cumprimento dos programas, a ensinar a ler, escrever e contar, contexto onde persistem as nossas mentalidades profissionais...

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