terça-feira, 16 de março de 2010

indisciplina

no meio dos relatos de indisciplina, dou por mim a questionar os meus botões sobre o que ando a fazer para uma eventual tese de doutoramento;
o meu ponto de partida são exactamente as situações de indisciplina, a alteração dos comportamentos;
o objectivo, tentar perceber como se processa a ligação entre processos de subjectivação, que remetem para o indivídual a acção colectiva, e processos de socialização, que pretendem integrar o individuo no contexto colectivo;
estes mecanismos têm como suporte duas ou três ideias, que se discutem nos artigos de opinião como se fossem dados adquiridos e não o são;
as questões de poder e autoridade, dos professor, do Estado, dos alunos, das famílias, da escola;
o papel que compete a cada entidade envolvida na questão, o aluno, a famíliam, a escola, o professor, o Estado, as políticas educativas;
finalmente mas não último, as ideias sobre o que temos e o que queremos, como queremos, este cidadão que educamos e formamos;
a ligação entre as diferentes dimensões desta trilogia efectua-se por mecanismos muitas das vezes quase imperceptíveis, mas tão evidentes que nos obrigam a pensar o nosso próprio papel - mecanismos como o currículo, os modelos de avaliação ou de formação, os contextos sociais, ou os projectos ou programas curriculares ou extra-curriculares;
a minha entrada para os perceber é exactamente pelos projectos extra-curriculares...

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