terça-feira, 14 de janeiro de 2014

do que ouvi, do sou ou do que fui

ontem, na minha sala de profes ouvi um conjunto de comentários a pais e mães, a alunos e a professores que me deixaram a pensar; inclusivamente cheguei a trocar conversa sobre o tema com um ou outro colega; estava assim a modos que... pensativo;
então é assim,
se eu, a minha pessoa, o je, hoje andasse na escola enquanto aluno o que seria de mim?
trazendo para os tempos actuais a minha pessoa e o meu contexto dos tempos de aluno o que esperar de mim enquanto aluno?
raramente os meus pais participaram em reuniões com directores de turma ou em reuniões desse tipo; não porque não existissem, apenas não iam porque ambos trabalhavam;
fui - e ainda sou - um qualquer tipo mediano, da média, nem bom nem mau, antes pelo contrário; é certo que nunca chumbei, mas passei sempre assim com notas a modos que, a generalidade três, um ou outro quatro que nem recordo a quê; aluno mediano em termos de rendimento, daqueles que não incomoda, mas também não se destaca;
em termos de comportamento, bem aí a coisa já chia mais fininho, filho único, criado e afirmado na transição democrática era o bom e o bonito; palavra sempre na ponta da língua (ainda hoje), teimoso q.b., por vezes insistente quando não mesmo irritante (ainda hoje), em particular quando sinto que estou na razão, vá lá saber porquê, ainda hoje sou assim; aluno de tirar do sério qualquer um e boas discussões recordo com um ou outro dos que foram meus professores; fruto dos argumentos e da palavra rápida ou simplesmente porque gosto de dar nas vistas (ainda hoje), não foram poucas as vezes que fui "arejar", apanhar ar, ver quem passa; a pontos de, não recordo em que ano, ter criado um registo de faltas para que não me descuidasse pois então em casa é que seriam elas;
em minha casa não abundavam os livros; a minha mãe lia as revistas femininas da altura, o meu pai um ou outro jornal (diário popular, a bola, pois claro) e um ou outro livro de cowboys, que recordo; obviamente que fizeram alguns sacrifícios de comprar as enciclopédias que começavam a circular, afinal eram a internet de então; discos nem vê-los; foram os meus primos que me despertaram a curiosidade, primeiros pelos discos, pois claro, depois pelos livros; e uns e outros comecei pelo lado mais difícil, piaf, breel, nascimento, vinicius, buarque, zeca, tudo coisas em onda de esquerda nos idos 70 e princípios de 80 do século atrás; a escrita começou com cristhies, com simenon, com os policiais que então fervilhavam na liberdade;
foi a escola e foi na escola que comecei a adequar a minha idade e as minhas leituras, na biblioteca da escola encontrei de tudo um pouco, os 5, memórias, perfis educativos, biografias e descobri o quanto gosto de ler;
e se fosse hoje? será que a escola me conseguiria interessar? será que seria aluno mediano mas sem retenções? será que conseguiria criar algum sentido ao que ali andaria a fazer? será que hoje a escola conseguiria colmatar o que em casa não tinha?

Sem comentários: