quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dinâmicas, mexidas, implicação, envolvimento

Estou constantemente a pensar sobre as minhas práticas profissionais; é mesmo no plural que as utilizo, considerando as solicitações, âmbitos e contexos de trabalho;
Trabalho com base em processos de diferenciação pedagógica que tanto assentam no movimento da escola moderna, sem respeitar nem considerar excessivamente, como em lógicas de projecto;
Faço a gestão das dinâmicas em função dos processos de regulação que já aqui referi, mas não deixo de sentir algumas dificuldades de gestão, seja por via de alguma banalização de processos, seja por via de algum cansaço ou mesmo desmotivação do aluno - por via da banalização de processos e/ou procedimentos;
Um dos desafios que sempre enfrento passa pela identificação de estratégias de (re)dinamização dos grupos e do aluno, pela implementação de factores de motivação para o aluno, de implicação no seu trabalho e na sua própria auto-regulação, coisa que em miúdos não é tarefa fácil, reconheça-se;
Tenho como objectivo para o fds pensar e identificar mais algumas estratégias de mair implicação, maior envolvimento e comprometimento do aluno nos seus processos de auto-regulação - passará certamente por amena cavaqueira com a aluna filha;

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