quarta-feira, 21 de maio de 2014

Conceitos - ideias feitas ou por fazer

Ontem estive a apresentar uma parte do trabalho que desenvolvo sobre o pca;
No meio tive oportunidade de ouvir duas outras apresentações, uma sobre a avaliação das escolas, enquanto elemento de aferição de práticas, outra sobre o papel do diretor de turma como mediador de relações;
Gostei do que ouvi, dão para despertar a curiosidade, olhar para um e outro dos objetos com algum questionamento;
Contudo, os conceitos não foram explicitados, construídos, sequer apresentados; é coisa algo comum na escola e nos profes, darem de barato a partilha de ideias e conceitos; somos (todos) docentes e assim se parte do pressuposto (errado) que o outro tem, sobre os conceitos, a mesma ideia, a mesma leitura, a mesma interpretação; e não tem; e raramente as ideias que predominam num contexto, os conceitos que se afirmam perante um grupo/turma são trabalhados entre os elementos docentes; e é pena que assim seja, sem a clarificação das ideias e a explicitação dos conceitos alimentam-se desalinhamentos, desajustes, definem-se complicometros;

Sem comentários: