terça-feira, 29 de abril de 2014

O estalar do verniz

Em tempos escolares marcados pelo salve-se quem puder, cada um por si, de darwinismo profissional e social, é ver a fina camada de verniz docente a estalar por todos os lados;
De origens sociais muito diversas, a profissão docente foi utilizada por muitos (o meu caso, por exemplo) como escada social, meio de fugir ao determinismo social imposto por uma sociedade em tempos excessivamente rigida e que, ainda hoje, olha mal os que fogem ao seu destino;
Perante a confusão instalada nas escolas, é ver (e sentir) esta fina camada de verniz a estalar; ele é a indiferença perante a condição do outro, o alheamento perante aquilo que não me diz respeito, o desinteresse por aquilo que não é meu, o silêncio perante assuntos que não são meus, a omissão por aquilo que, aparentemente não me atinge;
Estamos entregues a nós mesmos, o que é do pior que pode acontecer;

Sem comentários: