sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

dos sentidos ou da sua falta

ao nível da acção pedagógica sobre os resultados escolares, uma das ideias que tem despertado em mim algum interesse, relaciona-se com a relação entre resultados escolares e sentidos escolares;
ou seja, na generalidade das situações (não são todas, não é lei universal e indiscutível) o aluno com boas notas, bons resultados tem uma perspectiva de futuro, uma ideia do que anda aqui a fazer; vê e reconhece interesse na escola e no processo de escolarização mesmo que não saiba ainda para quê; pode não saber o que quererá fazer ou ser no futuro, mas aceita tacitamente que a escola é um meio para o que pretender ser e fazer no futuro; reconhece e assume o peso da escola e o papel dos professores nesse processo; mesmo que só mais tarde venha a descobrir ou a identificar um efectivo sentido à coisa;
um aluno com maus resultados, é um aluno que não faz a menor ideia do que quererá fazer amanhã e menos ainda no próximo ano lectivo; não vê nem reconhece utilidade à escola e menos ainda à sala de aula, circunstância que vê como constrangedora, castradora e inibidora da sua vontade ou disposição;
perguntem a um aluno que teve, no primeiro período, mais de 5 «negas» sobre o que ele pretende fazer no próximo período (o razoável seria mesmo perguntar o que pretende fazer no próximo ano ou quando deixar a escola, quais as suas expectativas), faça-se a mesma pergunta a um aluno que teve tudo três (ou tem média na casa dos 11/12) ou a um aluno que teve montes de 4 e 5 (ou tem média superior a 14) e analise-se- a resposta, considerando o tempo que medeia entre o pensamento e a acção, o seu presente e o seu futuro, o que descreve entre um e outro;
é neste processo que designo como de construção de sentidos, que o docente tem papel essencial, insubstituível; não vale a pena referenciar contextos, políticas ou outras coisas;

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