sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

da estatística ou do que se quiser e os seus efeitos

já aqui o referi e volto a dizê-lo, não percebo quase nada de números, tenho sérias dificuldades em trabalhar números;
em tempos foi mesmo o meu calcanhar de aquiles pois o presidente da câmara de então sabia para onde me conduzir e, se o deixava, saía perdedor; profissionalmente tenho sempre procurado apoios, ajudas, parceiros que percebam dos números e tenham capacidade de me aturar de modo a organizar os dados para responderem à minha curiosidade, às questões que coloco, pois há muito que afirmo que não é o número que me interessa mas o que ele pretensamente mostra ou o que eventualmente esconde;
isto porque tenho andado entretido com a estatística do meu departamento, uma série de cinco ano, entre muitas e diferentes (pelo menos aparentemente) disciplinas, anos de escolaridade ou períodos lectivos;
é um trabalho claramente académico, mera masturbação intelectual; isto porque ainda não tive oportunidade de perceber se alguém, algum dia, alterou estratégias, modificou metodologias, adoptou outras técnicas de gestão de sala de aula só porque olhou a estatística do período, do ano lectivo ou da sua disciplina; mais, é mais fácil individualmente o docente olhar aquela sua turma, por ventura no contexto de outras, e tentar pensar nos números, na gestão, na dinâmica estatística que os números mostram ou escondem, destacam ou simplesmente omitem do que um departamento onde está o cão, o gato, o tareco e tudo o mais;
o que a estatística me mostra, na série de cinco anos lectivos em análise (na disciplina, na transição de períodos, na transições de anos ou no encontro de disciplinas, entre outras) , dentro das minhas sérias limitações, é tudo e não é nada; isto é, a partir de uma simples análise estatística poder-se-ão destacar:
efeito docente - na gestão das dinâmicas de sala de aula, na acção pedagógica de gerir interesses, comportamentos ou atitudes por parte do aluno; expresso na variabilidade entre o 3º e o 1º período, entre períodos, no arranjo dos sucessos entre diferentes disciplinas ou áreas disciplinares (and so one);
efeito grupo/turma - considerando origens, contextos sociais ou económicos, uniformidade ou homogeneidade, relações sociais ou familiares - os números mostram a capacidade reivindicativa de uns anos relativamente a outros, de determinadas disciplinas sobre outras; neste âmbito e sob este efeito, dá para perceber que a escola pública de vendas novas, a minha escola, não faz compensações sociais, não minimiza circunstâncias económicas, nem regula processos de mobilidade social, isto é, quem tem enquadramento (social, familiar, económico) é sempre favorecido (tem melhores resultados escolares, mais referências) relativamente aos que não têm;
efeito políticas (e aqui as políticas tanto são nacionais como locais) - momentos de viragem, períodos de conflito, circunstância de discussão, debate ou afloramento; orientações ou determinações; reforço de autonomia ou desresponsabilização pessoal e/ou profissional;
O que claramente não se nota (ou notar-se-á pela sua fragilidade senão mesmo ausência) é o trabalho intradepartamento, de articulação entre diferentes docentes, de diferentes ciclos ou de diferentes áreas; talvez porque não sabem, porque é chato e dá trabalho, porque ocupa o tempo, porque se anda entretido com tantas outras coisas, talvez até mais importantes;
o que eventualmente se notará é o professor enquanto funcionário público, onde o problema não é dele é dos outros (do aluno, da família, do contexto, das políticas), enquanto mero gestor administrativo onde a pedagogia é uma chatice porque os outros não se lhe adaptam, numa lógica de pronto a vestir e não de alfaiate - porra que o elefante não consegue voar tão bem quanto o canário...
mas tudo isto são meras ilações, conjecturas ou suposições; pois os números valem o que valem e para mim valem muito pouco...

Sem comentários: