sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

dilemas da profissão docente

na sequência da posta anterior, direi que a profissão docente, de há uns anos a esta parte, se encontra confrontada com um conjunto de dilemas difíceis de gerir e mais difíceis ainda de digerir;
em particular desde o período de david justino, 2003/2005, tudo mudou na educação, de um modo geral, e em particular na escola;
mesmo que permanecendo a sensação da mesma "gramática escolar" mudaram formas de organização, tempos escolares, disciplinas e tempos disciplinares, formas de relação e relacionamento, modos de gerir a avaliação e a acção pedagógica, as lógicas e os tempos de escola, mudaram políticos mas também mudaram políticas;
permanece como sensação de estabilidade, que as práticas não mudaram, que as concepções e alguns modos de agir, em particular docente, não mudaram; mas enganam-se redondamente, olhem as estatísticas, olhem os números e, não percebendo causas ou consequências, se percebem tempos e momentos de viragem, mudança - desde os pei aos pit's acabando nos ptt ou no raio que os parta;
mudaram as relações entre docentes, considerando os modos de gestão, de david justino, os titulares e os outros, da lurdes, os bons e os maus, da isabel, ou os das eses e os outros do agora crato;
mudaram as escolas, em função das agregações ou, melhor dito, dos ajuntamentos, mudaram as relações da escola com os pais, estes mais formados, mais (im)pertinentes, tanto ausentes como presentes, consoante processos de reivindicação escolar ou educativa;
sabem o que permaneceu? a mesma solidão e o mesmo isolamento profissional dos professores; a mesma falta de formação que de instrumental e utilitária não passa e à reflexão não chega; que os modos de gestão da "informação para que se transforme em conhecimento" chocam frontalmente com interesses e objectivos, tanto particulares, como sectoriais, que gerir ajuntamentos não é a mesma coisa que fazer o que sempre se fez agora a dobrar, ou alterar o topo da página e adequar cabeçalhos;
falta formação e, em particular e acima de tudo, reflexão à escola, aos seus profissionais, reflexão e pensamento colectivo, partilhado, sem medo nem vergonha de dizer o que se sente, aquilo que nos vai na alma (ou onde quer que seja), espaço para que nos oiçam e não nos julguem, apenas nos oiçam;

Sem comentários: