domingo, 8 de junho de 2014

coisas do fim de semana

entretenho-me a preparar e organizar aqueles que designo como relatórios de avaliação final;
entro na última semana de aulas, o que falta são mesmo pormenores, alguns acertos, nada de monta que possa alterar ou condicionar seriamente o trabalho de fim de ano letivo;
os relatórios que preparo são constituídos por um conjunto de ideias onde destaco as dimensões e situações habitualmente solicitadas em sede de conselho de turma, comportamentos, aproveitamentos, situações globais e individuais; como tenho a mania que sou parvo, preparo um relatório circunstancial sobre a coisa; dou conta de opções metodológicas e didáticas, de estratégias de trabalho, de processos de avaliação e aferição de conhecimentos, de regulação das relações em sala de aula e com a disciplina; acrescento propostas, sugestões de trabalho para aqueles alunos que considero que se encontram, por algum motivo, em risco (escolar, pedagógico ou social);
o facto de trabalhar de forma diferenciada, em processo que designo de fusão entre lógicas de projeto, princípios de diferenciação pedagógico e pressupostos que enraizarão no movimento da escola moderna, a isso me obriga;
apesar de considerar que dá trabalho (o meu processo de avaliação faz-me lembrar em muito os dos colegas de primeiro ciclo, mediante avaliação descritiva, análise de situações individuais e particulares, eles têm na generalidade 25 alunos, eu tenho 122) também me facilita em muito; o aluno é geral e habitualmente justo e honesto no processo de auto avaliação e atribuiu-se aquilo que considera adequado; pelo que conheço e pelas dinâmicas desenvolvidas raramente senti divergências entre a minha ideia e a opinião do aluno - nem entro nos pressupostos idiotas e estúpidos da objetividade da avaliação;
mas cá vou, já tenho mais de metade feito, três turmas, faltam outras duas;

Sem comentários: