domingo, 3 de fevereiro de 2013

coisas ao contrário

em termos educativos quisemos acreditar (e alguns ainda querem) que a formação e a educação mudaria muito ou tudo; crozier e passeron foram crucificados nos idos 70 do século passado por provarem que a educação mais não faz que assegurar as continuidades sociais, a reprodução daquilo que temos e não, muito distante, do que queremos;
durante muito tempo, em portugal e não só, se mascaram resultados e políticas, se confundiram opções com organização, o sistema educativo com o sistema social, qual o resultado? a perpetuação do óbvio, isto é, o acesso do povo a alguns sítios ou lugares, a manutenção das elites, sejam elas o que forem, na condução do mando e do quero e posso; o sistema educativo acabou por ser mera ilusão, sonho perene de abril e de alguns que acreditaram que abril mudaria alguma coisa, não mudou, permanece a mesma iniquidade política e social, a escola abriu-se, alargou gentes mas permanece selectiva, sectária, segmentada;

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