quinta-feira, 19 de março de 2009

avaliações

recta final do período, tempo de avaliações;
enquanto os colegas vêem testes e trabalhos, opto por avaliar o portefólio dos alunos;
avaliação individualizada com destaque para a organização dos trabalhos (realizados ao longo do período, que incluem ainda os relatórios e fichas de "avaliação"), a evidência dos progressos (nem sempre evidente), os comentários, reflexões e auto-avaliação que cada um faz daquilo que fez e do rendimento obtido ao longo do período comparativamente ao período anterior;
duas notas se destacam; por um lado, a consciência que todos evidenciam do seu rendimento, trabalho e participação na disciplina; seja pela regularidade ou pela inconstância e variabilidade (uma pessoa não é de ferro) o aluno reconhece e assume aquilo que fez;
por outro, a generalizável concordância de opiniões entre o professor e o aluno face à avaliação final; raramente há discussões ou desilusões; concordamos, chegamos à mesma conclusão, ainda que por processos ou caminhos diferentes;
e isto é o mais importante para mim enquanto professor...

Sem comentários: