sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ritmos

os filhos, cá por casa, tiveram e terão uma semana recheada de testes, trabalhos e momentos de avaliação, chamemos-lhe assim;
no meio dos afazeres, na organização do estudo e no trabalho para esta e para a outra disciplina perguntam-me, enquanto professor, do porquê dos professores marcarem os testes quase ao mesmo tempo, sem darem oportunidade a que o pessoal respire;
digo-lhes que, por um lado, as solicitações são sempre superiores ao que esperamos, é um assumir da defesa da classe, mas também penso e digo que é fruto do ritmo de trabalho ser definido pelo professor e não pelo aluno (e duma manifesta ausência de coordenação - por receio ou outro - por parte do director de turma);
há professores que, no início do ano, marcam testes para o ano inteiro, numa previsibilidade de dinâmicas que nada tem a ver com o ritmo do aluno; é certo que há que "dar" o programa, mas há muitas formas (e ritmos e dinâmicas) das criancinhas comerem a sopa;
mas, aparentemente, a maior parte conhece apenas uma maneira...

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