terça-feira, 27 de outubro de 2009

antecipação

o meu presente trabalho, de pretensamente apoiar as escolas, varia com relativa facilidade;
é uma variabilidade significativa, que tanto nos pode remeter para processos pedagógicos, como para procedimentos administrativos, ocupar com reclamações de elementos que intervém no sistema, como mobilizar recursos;
mas há, como em todo o lado, momentos de uma menor variabilidade que aproveitamos para pensar como fazer e como gerir os momentos de profunda confusão que se seguem aos momentos de aparente acalmia;
organizar a informação, ler dados e perceber por onde se anda torna-se essencial, nomeadamente na definição dos equilibrios, também eles sempre muito instáveis, com o sector mais formal e institucional da casa;

alvo

já circula pela net um documento que dá conta da aversão e descontentamento que alguém sente face à nova ministra da educação;
constata-se que, apesar dos incovenientes de Maria de Lurdes Rodrigues, o alvo será qualquer elemento do ministério, seja esta ou outra a ministra, ou quem quer que ali se apresente;
o alvo é apenas pretexto e não fim em si mesmo...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

mexidas

decorrente da formação do novo governo, ou da reformulação do anterior, há observações para quase todos os gostos, preocupações para todos os feitios, análises para todas as opiniões;
pelo meu estraminé passa a preocupação se o chefe sai ou se fica, a análise de como será, a ansiedade de como se ficará;
pelos mentideros da cidade falta a consideração que qualquer nomeação ou indicação (se a houver) não passa apenas por aqui, há que pensar em Beja e Portalegre, nos inúmeros problemas que as listas e as derrotas (e algumas piquenas vitórias) autárquicas definiram, dos arranjos que não se conseguiram, dos acertos que algumas lojas determinarão;
são, para todos os efeitos, demasiadas variáveis para que me aventure em especulações...

aventura

hoje disseram-me que o próximo livro de Isabel Alçada é "uma aventura nos corredores do ministério da educação";

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

mudei

ontem passei por mais um aniversário, de mansinho, sossegado entre dúvidas e incertezas dos meus tempos mais recentes;
senti-me feliz pelas felicitações que recebi de pessoas que não vejo há muito, com quem trabalhei e aprendi muito e que me ajudaram a ser o que hoje sou;
gostei do reconhecimento e da simpatia dos meus colegas de equipa que me prendaram com aquilo que é a minha companhia de quase todas as noites, um maravilhoso "estramelo" irlandês...

desafios

a novel senhora ministra tem muitos e difíceis desafios pela frente;
faço votos para que o apaziguamento da relação entre o ministério e os professores, seja o principal passo das políticas educativas, num processo que possa conduzir à afirmação de uma classe;
se a isto acrescer a clara aposta na língua pátria então teremos algo mais do que simples processos reorganizacionais...

governo

reconheço, na constituição do novo elenco governativo, algumas surpresas;
não sou pródigo em acertos, mas reconheço que a minha favorita para a educação seria Ana Betencourt, que estava longe de ver o meu amigo e camarada António Serrano numa qualquer pasta, quanto mais na Agricultura;
não penso apenas na nova constituição, penso também nos arranjos que isso irá implicar, seja por parte de confrarias que mandam mais do que a democracia, seja nos acertos regionais que deverão existir;
sem este último, tornar-se-á improdutivo e algo inconsequente a remodelação...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

coisas

algumas coisas que gostava de ter escrito, mas outros o fizeram e bem melhor que eu;
a fruta da época;
por que yes men existem em todo o lado e a coberto de todos os emblemas;
numa altura em que se apresta uma revisão funcional do governo é vê-los preocupados com o bem estar de cada um;
o interesse público depois logo se cuidará - depois de salvaguardado o individual;
até quando...

voltas

quando regresso à minha escola, ainda que em funções diferentes, sinto-me peixe fora de água;
não sei onde colocar as mãos, tantas as dúvidas face a um espaço que conheço e com o qual tenho afectos, mas que, fruto da distância e da falta de um quotidiano, não domino;
sinto e pressinto os eternos problemas, como se não tivesse daqui saído, as caras são diferentes, mas os ruídos os mesmos;
faltam-me um ou outro colega que me marcaram pela casa e que são elementos de afecto...

escola

claramente, na escola as ideias e as motivações - ou simples pretextos - de escrita são muito mais e muito maiores;
a partir da escola tenho pretextos, escrita que flui quase que normalmente;
fora dela sinto algumas dificuldades em escrever, em redigir assuntos que considere minimamente pertinentes para este espaço...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

eu

quem, como eu dá, a cara e o corpo ao manifesto na defesa de ideias, princípios e valores e não chegou ontem à coisa pública, corre o risco de, de quando em vez, ouvir o que não quer, sentir do que não gosta e perceber outras perspectivas sobre nós mesmos, a pessoa individualmente considerada, o feitio, a personalidade, a sua atitude;
em conversa de trabalho, assumida como conversa de café, dizem-me que já ouviram tudo - ou quase - a meu respeito, desde o bom e de reconhecimento, ao mata e esfola de desprezo e desconsideração; desde observações directas, daqueles que me conhecem, até ao simples ouvi dizer que...
confesso que em tempos me senti incomodado, para ser simplista;
hoje, pelo contrário, não me mói nem incomoda, passa-me ao lado...

arrefecimento

o clima apresta-se a arrefecer e a criar alguma distância aos dias quentes, que persistem e insistem em prolongar-se Outono dentro;
de quando em vez também eu sinto o arrefecimento dos ânimos e da escrita e fico distante, intermitente, gago deste cantinho de escrita e divagações;
afinal, das duas três, ou não tenho nada para dizer, ou não sinto vontade de escrever ou simplesmente receio a minha escrita;
seja ela qual for, o certo é que as intermitências tiram oportunidade e pertinência à blogosfera...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

regresso

depois de mais de um mês sem vida própria nem ritmo pessoal, condicionado que estive por outros compromissos e por uma outra agenda, procuro, paulatinamente, retomar o meu projecto de investigação;
tem estado em águas de bacalhau, mas preciso e tenho de retomar tempo, de modo a que até final do ano possa pôr tudo em dia;
a ver vamos como está esta retoma...

encontros

tive o privilégio (?) de hoje ter encontrado dois dos candidatos autárquicos a Évora; um fica-se pela oposição, outro pela presidência;
duas posturas manifestamente diferentes, duas perspectivas assumidamente divergentes;
apesar de uma aparente, e apenas aparente, manutenção da situação na câmara municipal de Évora (face ao número de vereadores de cada partido), os tempos que se seguem irão ser manifestamente diferentes;

rankings

já escrevi por diversas vezes (não me dei ao trabalho de procurar) que os rankings valem o que valem, se é que valem alguma coisa;
do ponto de vista de uma eventual comparação entre escolas, fica claramente deficitária, pois o interior do país não pode escolher escolas;
se a comparação é efectuada entre público e privado, fica-se com uma perspectiva enviesada pois também o privado não tem implantação nacional e menos ainda possível ou passível de comparação;
se se procuram comparar rendimentos de um ano para o outro, é difícil, pois a população, de alunos e de estudantes, de contextos e de família, variam significativamente não proporcionando níveis de comparação;
então os rankings valem apenas para aferir uma de duas coisas, ou as duas em simultâneo;
por um lado, o trabalho dos professores, por outro, o desempenho do ministério na coordenação ou regulação de um sistema manifestamente desequilibrado e heterogéneo;
entre um e outro, servem para validar a mediatização dos discursos sobre a escola e sobre a educação, legitimando quase tudo aquilo que é dito como o que é omitido;

companhia

depois de uma campanha que envolveu dezenas de pessoas inevitavelmente criaram-se cumplicidades, amizades que se procuram consolidar;
falta-nos saber o como;
se mantendo a mesma postura de crítica e de chamamento para o que consideramos por inadequado, se criando uma qualquer estrutura que permita o debate e a troca de ideias, se simplesmente pela amizade de fim-de-semana...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

gostei

depois de praticamente um mês em campanha, por terras do concelho de Arraiolos, resta-me o consolo de ter conhecido gente maravilhosa, de ter trocado ideias, enriquecido o meu conhecimento e a minha pessoa fruto das inúmeras voltas que dei, das gentes que conheci, dos lugares por onde passei;
é uma experiência deveras enriquecedora a que me foi proporcionada; de tal modo que queremos continuar juntos, a reunir e a trocar amizades; ainda não sabemos é como...

depois

e, finalmente, tudo se apresta para retomar a normalidade, sem gritarias, sem panfletos, sem incómodos de quem passeia pelas ruas e se confronta com campanhas;
terminada a jornada eleitoral de quase todas as eleições, restam-nos os arranjos do depois; entre quem perde e quem ganha e entre aqueles que fica tudo como está, resta perceber como se procederão aos novos equilíbrios;
não falhei por muito na análise; não foi surpresa a mudança nem de Viana, nem do Alandroal, nem a manuenção de Évora; apesar de ter acontecido e de o ter escrito, reconheço alguma surpresa em Estremoz;
por Arraiolos imperou a manutenção, apesar de se ter aumentado o número de votos e a percentagem e de, tudo o indica, se ter conquistado uma freguesia;
é o day after...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

autárquicas

para não dizer que não escrevi, deixo as minhas perspectivas das autárquicas;
não é futurologia, é análise, falível como tudo;
por évora e pelo país acredito que tudo fique, mais ou menos, como está, sem grandes ou significativas variações;
em évora não errarei muito se o resultado for igual ao existente (3 vereadores ps, 3 cdu e um psd), quando muito o psd poderá obter dois, talvez e só talvez, roubado à cdu;
por arraiolos, concelho onde participo mais activamente, espero que o ps consiga mais eleitos, mais votos e, talvez, uma ou duas freguesias, a ver vamos;
pelo distrito, entre uma ou outra troca, talvez alandroal, talvez viana, talvez estremoz, o equilíbrio será muito idêntico;
mas estou com curiosidade para ver como tudo se arranjará...

arquivo

ando com uma pen drive de um lado para o outro;
de modo a poder ter o material de trabalho sempre à mão, opto por o transportar numa pen;
já perdi uma, estraguei outra e corro o risco de estragar mais;
encontrei este sítio que me permite criar uma pen virtual, on-line, sempre disponível bastando, para o efeito, um acesso à net;
estou em experimentação, mas, para já, simpatizo sim senhor...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

distância

há mais de um mês que não toco no meu projecto de investigação;
as coisas da escrita descançam, ganham corpo e sinto-as a maturar a ver se ficam assim ou se mudam - muito provavelmente mudarão;
as leituras aguardam a sua vez; resta-me pensar nas coisas, ainda que pelo pensamento não se avance como seria desejável;
conversa com o orientador também não tem existido oportunidade ou disponibilidade; com os colegas idem aspas, absorvidos que fomos pelo início de mais um ano;
resta-me esperar e fazer votos para que oportunamente me volte a dedicar à coisa...

escrita

em dia cinzento, onde as caras se fecham e os sorrisos se escondem, nem sei o que escrever ou o que dizer;
banalidades, lugares comuns são apenas as coisas que se destacam na ponta dos dedos;
espero os raios de sol ou apenas um fim-de-semana mais descançado...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

criatividade

há dias, em troca de ideias pela casa, tive oportunidade de expressar a minha opinião sobre a necessidade de equilibrio entre a criatividade das escolas e a normatividade do sistema;
as escolas, qualquer escola, são poços de criatividade, ainda que muita das vezes se debatam perante os problemas; essa criatividade é o equivalente à sua própria autonomia, à identificação das suas possibilidades e aos caminhos assumidos;
pelo contrário, a normatividade será o equivalente à responsabilidade de cada opção, dos sentidos e das possibilidades decorrentes da autonomia;
ter-se-á assim uma complementaridade entre criatividade (=autonomia) e normatividade (=responsabilidade) em que um não pode existir sem o outro;
garantir estes equilíbrios é que são os desafios...

cume

a campanha segue os seus dias;
trocam-se ideias e argumentos, apresentam-se propostas e divulgam-se as vontades;
pelo concelho de Arraiolos dá para ver o nervoso miudinho do PCP, as angustias da disputa daquilo que consideram com adquirido, mas que ameaça ruir;
a participação tem destas coisas, o debate estas vantagens;
podemos até não ganhar mas não ficaremos muito longe; na semana que vem direi...

sábado, 3 de outubro de 2009

campanha

dia de campanha pelas ruas da aldeia onde, para além de entregarmos as propostas e as ideias que defendemos para a nossa aldeia, entregamos uma garrafa de água a cada pessoa que encontrámos;
queremos realçar a manifesta falta de qualidade da água que corre nos nossos canos, quando corre; queremos mostrar soluções e criar alternativas;
correu de tal modo bem que foi ver o PCP a chamar-nos de terroristas e outros nomes bonitos, esquecendo que são os únicos responsáveis pela situação, como se atirassem uma pedra e depois assobiassem para disfarçar;

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

conversa

no meio da iniciativa dou com José Matias Alves, representante da UC, tutela académica e legitimadora cognitiva do projecto Fénix;
conversa simples, directa e da qual gostei;
manifestação de vontades e disponibilidades, elemento essencial ao sucesso de um qulquer projecto, seja ele em que âmbito for...

mais

o ministério da educação lançou, no final do ano lectivo transacto, uma candidatura para apoiar projectos e iniciativas no âmbito do sucesso escolar;
hoje iniciativa de apoio e divulgação para um vasto conjunto de escolas do Alentejo que integraram estes projectos;
sobressaem duas situações;
de um lado, aqueles que equacionam problemas, que ficam de volta dos constrangimentos e que se debatem sobre eles;
do outro, aquele conjunto de professores que se move pelas soluções, que destaca a criatividade de propostas, que se debate com pareceiros e parcerias para a implementação de soluções;
a criatividade e a diferença surge apenas deste lado; e não há volta a dar...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

rapidez

os meses e os dias andam a passar rápidos;
sucedem-se uns após outros, em movimento tão rápido que, quando damos por nós, estamos quase, quase nos finalmente do ano; faltam dois meses;
iniciou-se o Outubro e é o meu mês...